Venha

  • conhecer nossas praias
  • ver nossas cachoeiras
  • explorar nosso passado
  • estudar nossa história
  • se encantar com Magé!

A Primeira Estrada de Ferro do Brasil

1830
Contexto histórico
Sucesso das ferrovias inglesas

Assim como a Revolução Industrial, que trouxe uma nova dinâmica para a produção nos países e que ocorreu primeiramente na Inglaterra, as ferrovias também tiveram suas primeiras construções realizadas em solo inglês.
Com o sucesso das ferrovias inglesas, tanto para o transporte de cargas como de passageiros, em meados de 1830, outros países perceberam nesse modelo uma solução importante que poderia modificar a forma de abastecimento de mercadorias, além de proporcionar a locomoção mais rápida de pessoas entre as cidades.
Antes dos trens, que se moviam nas ferrovias, os transportes eram movidos por tração animal. Com a criação das primeiras locomotivas a vapor, o transporte se tornou mais ágil, melhorando a logística de movimentação de produtos e o deslocamento das pessoas

1852
Visconde de Mauá
Estrada de Ferro Mauá

Em 27 de Abril de 1852, a Presidência da Província do Rio de Janeiro, contratou com Irineu Evangelista de Souza, mais tarde Barão e Visconde de Mauá, a construção de uma Via Férrea, que partindo do Porto de Mauá, Guia de Pacobaíba, 5º Distrito de Magé, até Raiz da Serra, Vila Inhomirim, 6º Distrito de Magé, aos pés da Serra da Estrela que liga Magé a Petrópolis.
A primeira ferrovia do Brasil foi construída ainda no século XIX, quando o país vivia o regime imperial. O principal responsável pela construção da primeira ferrovia do Brasil, Irineu Evangelista de Sousa, foi um grande empresário, industrial, banqueiro e investidor brasileiro, e teve papel primordial para investir e explorar a ideia da construção da Estrada de Ferro Mauá, que leva, inclusive, a alcunha concedida posteriormente a ele, no nome da ferrovia.
Dessa forma, a Estrada de Ferro Mauá, a primeira ferrovia do Brasil, foi inaugurada por Irineu, juntamente com o apoio do Imperador Dom Pedro II, em 30 de abril de 1854.

1854
Porto de Mauá à Fragoso
Inauguração

A inauguração da Estrada de Ferro, marcada para 23 de abril de 1854, devido ao mau tempo e por determinação do Imperador, foi transferida para o dia 30, um domingo. A comitiva Imperial foi acolhida no Porto de Mauá, onde, enfileiradas, as três locomotivas da Companhia foram abençoadas pelo cônego Chaves, representando o Bispo do Rio de Janeiro, que por doença não pôde comparecer.
Terminada a cerimônia, a comitiva embarcou no trem composto da locomotiva, do carro imperial e de três carros de passageiros, todos especialmente decorados para a viagem de 14.5 km até o Vilarejo de Fragoso. A viagem inaugural foi feita em pouco mais de vinte minutos, alcançando a velocidade de 36 km/h, jamais imaginada pelos presentes, assombrando a todos. Dos dois lados dos trilhos, oficiais da Guarda Nacional ficaram perfilados, enquanto os menos afortunados espalhavam-se pelos morros para, pela primeira vez, ver um trem passar em terras brasileiras.

1883
Companhia Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará
Declínio

Com o passar do tempo, os domínios empresariais que controlavam essa ferrovia perderam força, juntamente com o declínio do grande idealizador da ferrovia, Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá. Com isso, em 1883, o comando da Estrada de Ferro Mauá saiu da empresa de Irineu, a Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, e os ativos passaram a ser controlados pela Companhia Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará.
Com esse processo, a Estrada de Ferro Mauá perdeu o seu nome. Nos anos seguintes ela sofreu outras modificações e passou pelas mãos de outras empresas. Dessa maneira, a tradição da ferrovia perdeu força e fez com que ela entrasse em declínio.
No século XX, diversos trechos da antiga Estrada de Ferro Mauá, a primeira ferrovia do Brasil, começaram a ser suprimidos ou desativados. Além disso, a ferrovia não recebia mais investimentos para que fosse possível realizar uma revitalização, fazendo com que ela fosse esquecida.

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Cookie