Igreja Matriz de São Nicolau
Ladeira Frei Basílio s/n, Suruí, 4ºDistrito – Magé.
Nos séculos XVI e XVII, várias terras foram concedidas a sesmeiros e sesmarias dentro do limite de Suruhy, as terras de maior importância foram as de Nicolau Baldim que ergueu uma pequena ermida com paredes de pedra e cal para São Nicolau de quem era devoto no ano de 1628. Anos depois devido à decadência do templo e outros inconvenientes a igreja teve seu local transferido pelos compradores na época Felix de Proença Magalhães, casado com Dona Águeda Gomes de Perada.
A construção da nova igreja foi iniciada em meados de 1625 e ficou pronta em 03 de dezembro de 1710, após falecimento do Sr. Felix. No local existia uma capela de dedicação a Nossa Senhora de Copacabana, capela que foi destruída em 1628 e cedeu lugar para a Igreja com o nome de São Nicolau. Os responsáveis pela construção foram os moradores da Freguesia e o casal Felix e Dona Águeda.
A fachada principal é em pedra e alvenaria, resultado da reforma ocorrida em 1925, possui um frontão com grande inclinação que a difere a igreja de outras da região. A fachada é decorada com alegorias florais e delicadas. Construção Neoclássica, com influências portuguesas, possui uma torre na lateral esquerda, fronte com três janelas superiores e uma entrada principal.
A Igreja de São Nicolau se localiza no alto de um morro às margens do Rio Suruí, o único Porto fluvial do período colonial que se mantém ativo atualmente. A sua implantação em local elevado e em meio a uma paisagem de manguezais e morros baixos permite a visualização à distância, é possível vê-la ao passar pela Rodovia BR-493, o que a faz ser conhecida também como um Mirante.