Estação de Guia de Pacobaíba (Estrada Ferro Mauá)
Rua Ari Morem, s/n, Mauá, 5º Distrito – Magé.

A Primeira Ferrovia do Brasil, inaugurada por D. Pedro II em 30 de abril de 1854, foi idealizada e construída por Irineu Evangelista de Souza, intitulado Barão de Mauá na ocasião da inauguração de sua grande obra. A primeira locomotiva a percorrer aqueles trilhos foi batizada de “A Baronesa” em homenagem a esposa do Barão de Mauá, a locomotiva se encontra nos dias de hoje no Museu Ferroviário, no bairro de Engenho de Dentro, zona norte da cidade do Rio de Janeiro.
A estrada férrea possuía um trajeto de, aproximadamente, 14,5 km de extensão, seu trecho inicial ligava o Porto de Mauá a Fragoso. Algum tempo depois, o trajeto inicial foi aumentando, passando dos 15 km de extensão e indo até a estação de Vila Inhomirim, em Raiz da Serra, integrando com o trecho que operava de Raiz da Serra até Petrópolis.
Guia de Pacobaíba foi o local escolhido para sediar a primeira estação da Estrada Férrea por possuir fácil acesso aquaviário, sendo assim ali aportavam os navios dos quais desembarcavam aqueles que seguiriam viagem embarcando na Estação.
A ferrovia tinha como finalidade levar a Família Imperial para passar os verões na cidade de Petrópolis e com o passar do tempo começou a ser utilizada também para fins comerciais. Em 1890, tudo passou a ser propriedade da Estrada de Ferro Leopoldina. Em meados dos anos 60 o tráfego foi suprimido e a ferrovia desde então se encontra desativada. Foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1954.
O conjunto arquitetônico da Estação de Guia de Pacobaíba conta com: as ruínas da ponte de ferro, a antiga estação, a casa do agente, as ruínas da rotunda e uma réplica da locomotiva baronesa.

Como chegar?